Curso de Especializaçãoa Distância em Informática na Educação - 2009
Teste de funcionalidades do Moodle
Projeto de hiperdocumentos englobando árvore navegacional (comportamentos temporais de apresentação, etc.), publicação (CD-ROM e Rede, papel), mecanismos de troca (formatos de troca, divulgação) e acesso ( interface, interatividade).
Mecanismos de Avaliação de Hiperdocumentos. Discutir sobre Questões Pedagógicas englobando ambientes computadorizados de ensino (laboratórios teóricos e práticos), Tecnologias (Correio eletrônico, Internet, Hiperdocumentos, Simuladores, Tutoriais), Processo ensino-aprendizagem (ritmo, forma, motivação) e Avaliação (software, alunos, ambiente de ensino).
O objetivo da disciplina é o aprendizado dos recursos de um Sistema de Autoria para o desenvolvimento de coursewares instrucionais.
O objetivo da disciplina Metodologia de Pesquisa é abordar, de forma introdutória, aspectos teóricos e práticos importantes da Pesquisa em Educação. Visa também, orientar, de forma geral, a elaboração de uma Monografia.
Esta disciplina introduz ao campo amplo e heterogêneo da educação de adultos. Em um primeiro passo, será estruturada e analisada a educação de adultos no Brasil, apontando características específicas dos diferentes grupos. A segunda parte da disciplina trabalhará questões voltadas para a aprendizagem de adultos, revisando as teorias de aprendizagem e elaborando características específicas da aprendizagem de pessoas adultas. A partir desta base será desenvolvida uma didática da educação de adultos, abordando procedimentos de planejamento, de realização e de avaliação de processos educativos com pessoas adultas. Uma visão geral sobre teorias da educação de adultos concluirá a disciplina.
Geral: Apresentar estratégias pedagógicas que consideram tanto o modelo cognitivo do aluno quanto sua afetividade, de acordo com a teoria da construção do conhecimento de Piaget e a teoria sóciointeracionista de Vygotsky, com ênfase em ambientes computacionais de aprendizagem.
Específico: Instrumentalizar e orientar para a seleção de objetos e ambientes computacionais do ponto de vista das estratégias pedagógicas, contribuindo para a prática docente.